Semearte

CONTATOS->  

nenex@ciasemearte.comnenex1@gmail.com

LINKS-> 

www.ciasemearte.com , www.walkonmusic.com.br

Rede Sociais-> 

https://www.facebook.com/nenex.semearte

BIO->

ONG  Movimento Artístico Social Transformador Semearte, também designada pela sigla, M.A.S.T.SEMEARTE, fundada em 02 de Agosto de 2011 é uma Associação, sem fins lucrativos;Formada a partir da Cia. De Teatro Semearte que a 13 anos já vinha exercendo papel de ONG junto a sociedade com trabalhos sociais, arte e cultura bem como trabalhos de humanização em hospitais , orfanatos, asilos, fundação Casa e outros. Tem por finalidade , instruir e ou auxiliar na formação de multiplicadores culturais, educacionais e sociais cumprindo assim sua missão e seus objetivos:

Tem  também como missão principal conscientizar a sociedade sobre a importância da luta contra a exclusão social, incentivando todos quantos a participar exercendo sua cidadania em prol do próximo, formando assim multiplicadores que semeariam idealizando assim, um futuro melhor a humanidade. A partir de São Bernardo do Campo, atuar substancialmente em todo lugar necessitado, desprovido de cultura, esporte lazer e informação ( Educação, saúde, atividades sócio-econômicas, geração de trabalho e renda e etc) proporcionando assim um espaço onde seja garantido o exercício da cidadania.  Incentivar a sociedade a participar dos projetos sociais não só no sentido de contribuição financeira, mas interagindo com o que tem em mãos, sua profissão ou auxilio nas mais variadas formas, contribuindo assim para transformação humana, isto não só para quem recebe os benefícios mas também para quem os oferece.Efetuar trabalho consistente e efetivo através da arte encenada, improvisada e musical onde ha a necessidade de carinho e amor ( Comunidades, Hospitais, creches, asilos e instituições).Despertar a Sociedade ou seja através de encenações Teatrais e musicais, palestras ou debates a uma nova consciência e cultura política, priorizando a participação, o diálogo e o engajamento em Movimentos Populares, para que as lideranças locais e regionais sejam cada vez mais fortalecidas, tendo como principal desafio, o questionamento crítico da realidade social.

PROJETOS MAST SEMEARTE

SEMEARTE ESPORTE infanitil

Projeto criado em 2012 no bairro Jd Canhema onde na quadra poliesportiva da Escola Municipal Perseu Abramo situada a rua Kar Huller, efetuamos trabalho com crianças da comunidade do bairro Canhema e bairros visinhos.O desenvolvimento do trabalho se realiza sempre aos  Domingos 8:00hs da manhã até as 10:00hs com 40 crianças do sexo masculino de 10 à 16 anos. O trabalho se desenvolve em longo prazo com café da manhã adequado e exercícios específicos a priori visando o ensino do esporte:Aquecimento e técnicas, iniciação no futsal, trabalho tático, técnica individual, Drible, Domínio, treino da visão periférica, rápido raciocínio, tempo de reação, regras do futsal, marcação e outros.Além do esporte em si, através do mesmo e também de passeios, testemunhos de ex jogadores, teatro, ensinar questões diversas do cotidiano, trabalhando caráter, união, respeito, disciplina e outros valores necessários para transformação de um cidadão integro.

ATITUDE SEMEARTE

Trabalho desenvolvido a priori no Sitio Joanim onde a partir de trabalho desenvolvido por nossa equipe de teatro com um impacto solidário com profissionais de varias áreas e teatro foi iniciado um trabalho fixo no local onde todos os Sábados e alguns Domingos esporádicos crianças e adultos recebem aulas de reforço escolar, inglês, musica, artes, ensino religioso, geração de rendas, artesanato, recebem café da manhã, almoço bem como cestas básicas para famílias mais desprovidas e no final do ano são angariados padrinhos junto a sociedade que adotam uma das crianças para ganharem roupas e brinquedos, atualmente trabalho é feito com cerca de 75 crianças. Estamos criando um projeto futuro onde elas serão atendidas na sede da ONG no centro de São Bernardo onde serão preparados também lideres locais da própria comunidade que contratados pela ONG darão continuidade novamente no trabalho sob nossa supervisão onde assim poderemos sair desta comunidade e semear mesmo trabalho em outras comunidades carentes.

LIVRES SEMEARTE

Trabalho desenvolvido em casas de recuperação para drogados e alcoólicos, visa dar apoio a algumas instituições que já efetuam trabalhos neste sentido, apoio no sentido de identificar necessidades da casa e através de doações angariadas supri-las, incentivar profissionais das mais variadas áreas doar tempo para ensinar e preparar internados, intervir junto a sociedade em prol destes buscando oportunidades de emprego e estudo mais especifico.

PLANTÃO DA BAGUNÇA

Projeto criado a partir da Cia de Teatro Semearte onde através da linguagem do palhaço faz-se visitas acordadas com Hospitais aos internados e funcionários dos mesmos, visando trazer alegria bem como auxiliar na recuperação dos mesmos. Já efetuamos este tipo de trabalho no Dix Amico Sto André, Focos Vila Mariana (Oncologia e hemodiálise), Hospital Das Clinicas (prédio de Queimados), atualmente executamos trabalho no Hospital das Clinicas (Prédio de ortopedia e Traumatologia)

Alento em meio a dor, esperança em meio a desilusão, riso em meio ao choro, alegria em meio tristeza”. É baseado neste lema que a Cia de Teatro Semearte procura levar alegria, paz, conforto, atenção, carinho e principalmente amor, às crianças e adultos em teatros, escolas, creches, albergues, hospitais ou onde mais as portas se abrirem. A linguagem escolhida pelo grupo não podia ser mais apropriada: a dos clowns (palhaços)

O Semearte é fruto do grupo de jovens da Igreja Batista Central de São Bernardo do Campo, todos os vinte integrantes da trupe atual pertencem à igreja pastoreada pelo psicólogo Ronaldo Perini, que apoia o grupo em todas as instâncias. O engraçadíssimo Nenex dirige as produções, além de escrever e atuar na maioria dos esquetes e peças apresentadas. É dele a criação do personagem Dr. Nenex Hanschiclets, médico-clown que anima as salas de enfermarias dos hospitais acompanhado pela Drª Clara (Taís Laes), Dr. Saratudo (Samir Oliveira) e Gazita (Érica Santos), Doutorinha Josinha (Josilene de Almeida) entre outros personagens. O grupo já rodou por diversas cidades de São Paulo e estados vizinhos apresentando esquetes hilários além de peças teatrais, entre elas Missão Quase Impossível, Filho Pródigo e A História de Jonas. 

A Cia Semearte atua com ênfase no âmbito da ação social, mas acredita que toda ação voltada aos mais carentes não deveria ser algo louvável, passível de elogios. As atitudes neste sentido deveriam ser cotidianas e inerentes à nossa condição de seres humanos ou, no caso do grupo, de pessoas resgatadas por Deus. Nossos filhos deveriam ser ensinados na escola, como uma matéria comum. Seria algo comum aprender a praticar o bem sem importar a quem. 

É baseado nestes princípios que a Cia de Teatro Semearte (Plantão da Bagunça) atua em locais como o Hospitais das Clinicas, Dix Amico S/A e Vila Mariana, orfanatos, escolas publicas, ONGs e teatros. O grupo também já realizou diversos trabalhos sociais em comunidades carentes e se envolveu em diversos projetos pelo Brasil afora, além de trabalhar na formação de grupos com mesma ação em Gravataí (Santa Catarina) Camaçari Bahia (Grupo Semearte), Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí (SOS Alegria), entre outros. 

Em meio ao caos e ao egocentrismo exacerbado que impera em nossa sociedade, este grupo de jovens escolheu amar. O grupo acredita no amor não apenas como sentimento, mas como atitude. Nos nossos dias a maioria das pessoas deixa de fazer algo de bom ao próximo porque fica esperando algum tipo de sentimento que os impulsionem, que os mova. Mas sentimento, na grande maioria das vezes, é passageiro. Sentimento, seja ele qual for, passa. Sempre há um limite para ele. Amor é atitude e não sentimento. Foi por este motivo que a Cia de Teatro Semearte escolheu amar.

© 2016 por Buena Onda.

  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Black YouTube Icon